Loja On-line

Novos produtos

Alfabetos Costurados e Alfabetos Bordados - Qual a diferença?

Personalizar trabalhos com nomes, mensagens ou desenhos é uma enorme vantagem criativa. Na hora de escolher uma máquina de costura convém conhecer as diferenças entre um alfabeto que se costura e um alfabeto que se borda. Os resultados de um e de outro são muito diferentes.

A letra Bordada é a rainha - com ela tem um enorme potencial criativo, mas com um preço mais elevado. A letra costurada consegue-se com investimentos menores, mas oferece menos opções criativas. Por vezes as pessoas não conhecem estas diferenças e ficam desiludidas quando verificam que a sua máquina apenas costura letras. Na Riera Alta fazemos sempre questão de esclarecer os nossos clientes, mas sendo esta uma questão tão frequente, decidimos fazer esta comparação.

Sobre a Riera Alta

Alfabetos Costurados

Os alfabetos de costura estão presentes em alguns modelos de máquinas de costura. São como um ponto decorativo mas assumem a forma de caracteres. Podem ter vários tipos de letra, conforme a máquina. Podem incluir números, pontuação, etc. Este tipo de alfabeto permite personalizar trabalhos com nomes e mensagens mas é bastante limitado e não permite, por exemplo, aumentar ou diminuir.

Alfabeto Costurado

Na imagem em cima pode ver dois alfabetos de costura diferentes. Uma letra mais cheia, e uma em contorno. Estas duas frases medem aproximadamente 0.6 x 7.5 cm. Este tamanho de altura da letra pode ser maior se a máquina tiver 7mm ou 9mm de largura de ponto, mas mais do que isso não é possível. Também não faz espaços. Tem sempre que costurar uma linha que podemos, ou não, descoser depois.

Máquinas de Costura com Alfabetos de Costurar

Alfabetos Bordados

Os alfabetos bordados, excepto em mão livre, apenas podem ser executados pelas máquinas com capacidade de bordar. Normalmente as máquinas de bordar incluem pelo menos um tipo de letra mas com recurso ao computador pode obter muitos outros tipos. Estes alfabetos são altamente personalizáveis, podem ser escalados, modificados, combinados com desenhos, etc.

Alfabeto Bordado

Na imagem em cima, a primeira frase mede 1.5 x 11,5 cm. A palavra "Shoes" maior mede 3 x 10cm. O tipo de letra é Times New Roman e foi retirado do computador por meio do Software Bernette para bordados. A qualidade do bordado é influenciada por muitos factores, mas no geral é uma opção muito mais personalizavel e interessante do que as letras costuradas. A linhas entre as letras devem ser removidas após o bordado, é possível espaçamento entre palavras, pode mudar o padrão de preenchimento - veja a diferença entre os maiores "Shoes" e "Laundry" - etc.

Máquinas com Capacidade para Bordar

*Com módulo de bordar opcional não incluído

Bordado em Mão Livre ou à Mão

Existem também outras técnicas de bordar, como o bordado em mãos livres ou à mão. O bordado mãos livres pode ser feito com uma máquina de costura normal, é uma técnica mais rudimentar e antiga mas que com prática consegue resultados interessantes.

Conclusão

Esperamos que se sinta mais esclarecida face às diferenças entre os vários tipos de bordado. Bordar à máquina tem muito que se lhe diga. Não basta colocar o tecido e carregar num botão. É preciso ponderar as linhas, as telas de suporte, os bastidores, os programas, os tecidos, etc. Como pode ver na imagem em cima, quanto mais pequena a letra, menor a perfeição do bordado. Para conseguir um melhor resultado seria necessário fazer acertos em todos estes factores. Mas seja qual for a sua opção, o importante é que se divirta e se sinta feliz a criar!

Comentar

 (com http://)

Partilhar

PayPal