Alfabeto Bordado
Bordar à Máquina

Diferenças entre Texto Bordado e Texto Costurado

Bordadox2

Personalizar é a Chave

Personalizar trabalhos com nomes, mensagens ou desenhos é uma enorme vantagem criativa pois permite transformar um trabalho banal numa peça única. Este tipo de pensamento pode parecer um lugar comum, mas quem tem uma peça personalizada sabe bem o valor que ela tem.

Quem tem uma máquina de bordar tem um mundo de opções criativas, que nem sempre passam pelo texto, como na imagem floral em que podemos ver o mesmo desenho com cores diferentes. Qual dele gosta mais? Veja no final qual o que eu escolhi!

Mas a verdadeira personalização está quando podemos usar o texto para passar uma mensagem. Seja algo simples como um nome ou mais complexo como uma frase. A capacidade de uma máquina de costura em produzir letras é por isso um facto importante a ter em conta. Na hora de escolher uma máquina de costura convém conhecer as diferenças entre um alfabeto que se costura e um alfabeto que se borda. Os resultados de um e de outro são muito diferentes.

Alfabetos Costurados

Alfabeto_Costurado

Os alfabetos de costura estão presentes em alguns modelos de máquinas de costura. Por norma não os vai encontrar nos modelos de entrada, mais económicos uma vez que eles começam a surgir nos modelos de gama média, a razão principal sendo que hoje em dia é uma característica apenas possível em máquinas eletróncias.

Estes alfabetos são como um ponto decorativo mas assumem a forma de caracteres. Podem ter vários tipos de letra, conforme a máquina. Podem incluir números, pontuação, etc. Este tipo de alfabeto permite personalizar trabalhos com nomes e mensagens mas é bastante limitado e não permite mudar as características das letras. Ainda assim podem ser muito uteis se usados com criatividade.

Alfabetos Bordados

B700

Os alfabetos bordados, exceto em mão livre, apenas podem ser executados pelas máquinas com capacidade de bordar. Normalmente as máquinas de bordar incluem pelo menos um tipo de letra mas com recurso ao computador pode obter muitos outros tipos. Estes alfabetos são altamente personalizáveis, podem ser escalados, modificados, combinados com desenhos, etc.

Alfabeto Bordado

Na imagem das letras bordadas, a primeira frase mede 1.5 x 11,5 cm. A palavra “Shoes” maior mede 3 x 10cm. O tipo de letra é Times New Roman e foi retirado do computador por meio do Software Bernette para bordados. A qualidade do bordado é influenciada por muitos factores, mas no geral é uma opção muito mais personalizável e interessante do que as letras costuradas. A linhas entre as letras devem ser removidas após o bordado, é possível espaçamento entre palavras, pode mudar o padrão de preenchimento – veja a diferença entre os maiores “Shoes” e “Laundry” – etc.

Bordado em Mãos Livres

Existem também outras técnicas de bordar, como o bordado em mãos livres ou à mão. O bordado mãos livres pode ser feito com uma máquina de costura normal, é uma técnica mais rudimentar e antiga mas que com prática consegue resultados interessantes. Usando um bastidor tradicional, podemos mover o tecido por baixo da agulha, de forma a preencher as formas das letras.

Conclusão

Espero que se sinta mais esclarecida face às diferenças entre os vários tipos de bordado.

Bordar à máquina tem muito que se lhe diga. Não basta colocar o tecido e carregar num botão. É preciso ponderar as linhas, as telas de suporte, os bastidores, os programas, os tecidos, etc. Como pode ver na imagem em cima, quanto mais pequena a letra, menor a perfeição do bordado. Para conseguir um melhor resultado seria necessário fazer acertos em todos estes fatores.

Mas seja qual for a sua opção, o importante é que se divirta e se sinta feliz a criar!

Bordado

Deixe uma resposta

Nenhum produto no carrinho.